sábado, 26 de julho de 2008

Titânio & Design - A concepção de elementos

A extraordinária durabilidade, aparência e a aplicação em novos conceitos fizeram do titânio um material tecnológico e a partir dele foram criadas linhas de pesquisa e desenvolvimento que alcançaram diversos produtos, e em especial com a atuação de design.

O titânio passou a ser empregado em relógios de luxo, tacos de golf, raquetes de tênis, câmeras fotográficas, utensílios de cozinhas, móveis e jóias, abrindo uma fronteira de um material jovem e nobre. Chegou a ser apelidado de o "metal do futuro" no patamar histórioco da "idade do titânio", uma analogia à idade dos metais. Foram explorados diversos mecanismos publicitários entre eles os apelos com cartões de crédito: Titanium Visa e Titanium Master Card sendo transformado em um ícone de alto valor totalmete singular e diferenciado. Foi motivo na moda e no esporte. Força, resistência, relativa leveza, biocompatível e quimicamente inerte, são características ideais para o design: talheres, articulações artificiais , veículos, aeronaves, equipamento e caça, jóias, etc.

Anel em Titânio Negro com incrustação de platina
e um diamante fixado por tensão: US$ 880,00
Todas as grandes características desse metal fazem o contraponto inversamente proporcional em sua materialização na forma de objetos, com processos complexos da sua extração até seu acabamento (refinamento, fusão elevada, soldagem em altas temperaturas, fundição em altas temperaturas, corte, furação, polimento) apresentando desafios que elevam o desempenho tecnológico de outra áreas e o surgimento de novos desafios. Essa material não é só facilmente pela exacerbação de suas característica mas também pelo desafio de seu processamento. Todos esses elementos fazem dele um precioso metal. Em sua aplicação em utensílios, principalmente na cozinha, e especificamente em panelas a produção e a inserção do titânio é feita em uma peça com revestimento externo em cerâmica constituída por óxido de titânio e óxido de alumínio de altíssima dureza aplicada com espessura de 45 mícrons com a técnica de plasma a 20.000 graus centígrados. A linha de panelas Titânio, da marca italiana Ballarini, é produzida com tecnologia de ponta e ainda conta com o revestimento antiaderente Keravis (PTFE + Ti = teflon + titânio), que é tratado com partículas cerâmicas que conferem ao suporte de titânio, além de elevada antiaderência, resistência aos riscos e tolerância até mesmo ao emprego de utensílios cortantes especificados no manual.

A linha de panelas Titânio, da marca italiana Ballarini.



Nenhum comentário: