terça-feira, 15 de julho de 2008

DESENVOLVIMENTO DA LINHA DE PESQUISA EM DESIGN NÁUTICO NA UFRJ


O Projeto tem por objetivo geral o desenvolvimento da linha de pesquisa interdisciplinar de Design Náutico na UFRJ, através da atuação conjunta de pesquisadores das áreas do Design e da Engenharia Naval, com vistas à estruturação inicial desta linha de pesquisa no emergente Programa Inter-Unidades de Pós-Graduação em Design da UFRJ.

As atividades profissionais de projeto de embarcações em bases científicas, tem sido tradicionalmente realizadas em todo o mundo por engenheiros e arquitetos navais. Nos últimos anos, com a expansão do mercado mundial de embarcações de lazer e de competição, tem-se verificado o surgimento da atividade de Design Náutico em várias universidades e centros de pesquisa nos países desenvolvidos, dentre os quais se destaca o Politécnico de Milão, com o Curso de Especialização em Design Náutico e o Curso de Mestrado em Yacht Design. Nestes cursos, o Design Náutico é considerado uma atividade de caráter interdisciplinar, realizada de modo geral por meio de equipes constituídas fundamentalmente por engenheiros navais e designers industriais, de modo a compor através da união de competências específicas, o novo campo de atividades comuns denominado de Design Náutico.

Esta nova especialidade do Design ainda é considerada como de caráter experimental no Politécnico de Milão, encontrando-se atualmente em seu quinto ano de existência. Entretanto, a estruturação acadêmica e científica desta atividade na Itália não é fortuita. Segundo a visão italiana, o mercado náutico necessita de fato de profissionais com uma formação especializada de pós-graduação, e por este motivo, o mestrado em Yacht Design do Politécnico de Milão foi criado para dar resposta a uma intensa demanda da formação no campo náutico do desporto. Como consequência dessa visão estratégica do Design, voltada à interação de diferentes áreas do saber, a Itália é hoje líder mundial do mercado náutico, vendendo seus produtos e tecnologias para todos os países, inclusive o Brasil.

Considerando a enorme dimensão do litoral de nosso país, e o enorme potencial de desenvolvimento da atividade de Design Náutico em nosso país, o presente projeto de pesquisa se justifica pelo fato de seus objetivos buscarem promover na UFRJ a sinergia entre as diversas áreas do conhecimento com vistas ao desenvolvimento do setor náutico brasileiro. Entretanto, a principal justificativa do projeto se deve ao fato desta pesquisa se constituir em uma etapa importante do objetivo maior de criação do Programa Inter-Unidades de Pós-Graduação em Design da UFRJ. Esta meta se apresenta em conformidade com o Plano Estratégico para a Pesquisa & Desenvolvimento em Design no Brasil DI / CNPq, no que tange aos seus objetivos específicos.

A meta de criação do Programa Inter-Unidades de Pós-graduação em Design da UFRJ, se apresenta também em consonância com as políticas do Governo Federal e o Plano Plurianual (PPA), particularmente no que tange ao desenvolvimento científico e tecnológico de produtos, processos fabris e serviços de interesse dos setores de Transportes Aquaviários e da Construção Naval em seus aspectos de pesquisa e de inovação, visando à sua comercialização, à substituição de importações, à busca de novos mercados e ao atendimento dos interesses do país.

Departamento de Desenho Industrial - UFRJ
EDITAL MCT/CNPQ 02/2006 - UNIVERSAL
Coordenador: Ricardo Wagner

Nenhum comentário: