terça-feira, 15 de julho de 2008

Desing Náutico Luso Brasileiro



O Brasileiro
Luiz de Bastos faz sucesso nos EUA desenhando lanchas e iates de até 420 pés que valem mais de US$ 20 milhões. Não há quem freqüente as tradicionais feiras náuticas nos Estados Unidos e não o conheça. É como uma grife quando o assunto é design de barcos. Ele respira iates, pensam em lanchas e sonha com mar 24 horas por dia. Talvez seja por isso que ele tem feito tanto sucesso em um país cujo mercado náutico gira em torno de 1 milhão de unidades por ano.



Luiz de Basto, de 52 anos é português naturalizado brasileiro, dono do estúdio Luiz de Basto Design e vencedor de vários prêmios de design nos Estados Unidos. Saiu de São Paulo, na década de 90, para morar na Flórida, nos EUA. Batalhou espaço em uma época que não havia espaços para área náutica, mostrou trabalho e conseguiu deslanchar em um mercado onde predominam profissionais americanos.



Luiz de Basto cursou arquitetura no Mackenzie e nunca havia imaginado entrar nessa área, queria apenas desenhar carros. Em 73, o pai de uma amiga sua queria fazer um barco onde então teve sua primeira experiência. Montou o Studio Villa Design e desenhou várias embarcações no País. Mas os ventos do Plano Collor, em 90, mudaram o rumo de sua vida. Não avia trabalhos de projetos náuticos no Brasil então embarcou para os Estados Unidos em busca de trabalho. Para lá, levou um de seus projetos mais inovadores para a época: um barco que virava trailer. O sucesso foi tanto que Luiz fincou os pés na terra do Tio Sam. Hoje, faz projetos para milionários do mundo inteiro. Entre os seus barcos está o Yara. Encomendado por um magnata do Oriente Médio, ele tem 138 pés e um design parecido com o de uma lancha off shore. Outro projeto é o Genesis 153, iate de US$ 22 milhões que foi vendido em três dias de exposição e esbanja luxo. São quatro andares, cinco camarotes, biblioteca, academia de ginástica e elevador. A suíte principal tem 200 m2 e é decorada com móveis do estilista Ralph Lauren.

Site: http://www.luizdebasto.com

Nenhum comentário: