quinta-feira, 24 de julho de 2008

Olhar da Criação - I Circuito Mineiro de Design


Durante o período de 19 a 29 de agosto, Belo Horizonte será palco para o primeiro evento dedicado exclusivamente à criação. O Instituto Nuoo e o Ponteio Lar Shopping, com o patrocínio do Centro Minas Design, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vão realizar O Olhar da Criação - I Circuito de Design de Minas Gerais. O acontecimento vai contar com presença de inúmeros profissionais afamados nacionalmente e internacionalmente para debater e mostrar o campo de possibilidades onde a criatividade pode ser utilizada como principal instrumento de diferenciação no mercado.

Nesta primeira edição, o intuito é apresentar um panorama contemporâneo que valoriza a diversidade aliada à inovação, tecnologia, capacitação e pesquisa através de palestras, apresentação de cases e exposições. Este encontro criativo acontecerá nas dependências do Ponteio Lar Shopping, voltado para o público de profissionais e estudantes de arquitetura, design, comunicação, artes visuais e demais interessados.

Ademais, o encontro vai contar com palestras de Jum Nakao, estilista e diretor de criação, um dos mentores do Instituto Brasil de Arte e Moda, que através de imagens, palavras e sons, vai apresentar dados, estatísticas e possibilidades que nos fazem pensar: o modelo que copiamos nos cai bem? O evento contará também com Christian Hallot, embaixador da marca da H. Stern, que vai falar sobre o processo criativo de H.Stern nesta última década, abordando o conceito criativo das diversas coleções lançadas pela empresa; além de outros ilustres palestrantes.

Programação:

Palestras Magnas: Duas semanas de palestras, sendo 02 por dia, em auditório com capacidade para 250 pessoas. Programação Simultânea

Exposições Temáticas: Exposição “É possível viver sem cadeiras?” - Uma mostra de 100 cadeiras divididas entre peças com real utilização de época e peças atuais, oferecendo um panorama do olhar da criação de diversos nomes importantes do design internacional e nacional.

Exposição “II Mostra Jovens Designers” - Uma mostra dos melhores trabalhos de alunos de diversas escolas de design do Brasil. (Co-realização Associação dos Designers de Produto - FIAT AUTOMÓVEIS).

Exposição “Os Jovens Talentos da Moda Mineira” - Uma mostra que reune o melhor que Minas tem em matéria de Jovens Talentos na Moda.( Universidade Fumec).

Exposição “A Evolução do Design Gráfico do Jornal Estado de Minas” - A mostra de um case de sucesso, através da apresentação de peças que compõem uma evolução gráfica.(Co-realização Estado de Minas).

Exposição “Mostra UEMG” - Escola de Design da UEMG.


Palestrantes Convidados

Jum Nakao São Paulo
Auresnede Stephan
São Paulo
Centro Estilo FIAT
Minas Gerais
Sérgio Fahrer
São Paulo
Victor Dzenk
Minas Gerais
Maurício Queiroz
São Paulo
Júlio Takano
Lígia Fascioni
Santa Catarina
Daniel Francesco Landini
Minas Gerais
João Delpino
Minas Gerais
Christian Hallot
São Paulo
Christian Ullmann
São Paulo
Jorge Piretuza
Santa Catarina
Luciano Deos
São Paulo
Álvaro Duarte
Minas Gerais
Emmanuel Pinheiro
Minas Gerais
Janey Costa
Minas Gerais
Júlio Moreira
Minas Gerais
Renata Rubim
Rio Grande do Sul
Alexander Sugai
São Paulo
Frederick van Amstel
Curitiba

Nenhum comentário: