segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Velho Renault Twingo





O Twingo é uma contradição ambulante. Para alguns, ele é um mico, já que revendê-lo é tarefa das mais trabalhosas. Porém para outro tipo de público ele é um ótimo negócio. Pense que por cerca de 8000 reais leva-se um modelo compacto por fora, espaçoso por dentro (e que espaço!), razoavelmente robusto e já equipado com ar-condicionado - às vezes até com airbag. E a economia pode ser ainda maior se dispensar o seguro, como fazem alguns de seus donos, que sabem que o Twingo está longe da cobiça dos ladrões.

Lançado na Europa em 1992, trazia os primeiros sinais de inovação hoje comuns às minivans, como o banco traseiro corrediço ajustável e a possibilidade de dobrá-lo totalmente, o que faz seu porta-malas crescer de 168 para 1096 litros - nesse caso leva-se até uma bicicleta dentro do carro. Ou então pode-se reclinar o encosto traseiro até virar uma cama. Pena que só haja dois lugares no banco de trás. Outro diferencial é o mostrador digital, no centro do painel, um de seus charmes. Segurança também é um ponto positivo, com airbag duplo na maioria dos modelos e barras de proteção nas portas em todas as versões, assim como limitador de esforço integrado aos cintos, que ameniza o efeito de uma colisão aos passageiros.

Importado da França desde 1994, vinha com motor 1.2 de 60 cavalos, em geral com ar-condicionado e vidro elétrico. Em 1999, passou a vir do Uruguai, com motor 1.0 8V de 59 cavalos. A versão era denominada Pack e contava com ar, trio elétrico e CD player com comando na direção. Em 2002 recebeu um 1.0 16V de 68 cavalos e ainda ganhou o reforço da versão luxuosa Initiale, com rodas de liga leve, faróis de neblina e bancos de couro.

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