domingo, 13 de julho de 2008

DESIGN & TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

A atividade do design industrial envolve uma ampla atividade humana e científica e uma série de especializações que sinergicamente atuam junto ao design. O envolvimento de outras áreas do conhecimento e a perspicácia do design industrial proporcionam o surgimento de novas tecnologias, materiais e conseqüentemente o desenvolvimento de novos produtos.

A tecnologia e seus processos, advindos da intervenção do design se apresenta, na sua viabilidade, em forma de produto. O design trabalha as relações projetuais da criação do novo produto ao mesmo tempo em que planeja o seu processo tecnológico e produtivo, bem como as relações de factibilidade, uso e custos. Partindo da premissa, onde tecnologia é o conhecimento organizado e sistematicamente aplicado à produção de bens e serviços e seus processos, o design industrial representa e participa, também sistematicamente, na transformação de idéias em processos organizacionais, produtivos e econômico, representados tecnologicamente na forma de novos produtos.

Os avanços tecnológicos das últimas décadas contemplaram novos produtos no que se diz respeito a novos materiais e processos, possibilitando a redução de componentes, e equipamentos, proporcionalmente aumentando sua confiabilidade e complexidade.

Nenhum comentário: