quinta-feira, 11 de junho de 2009

Nanotecnologia, uma ciência Multidisciplinar


Do dia 9 ao dia 11 de junho de 2009, participei de um Fórum de pesquisadores na área de tecnologia e emprego de materiais em Torino, Itália; NanoForum 2009 Torino.

Felizmente pude constatar que o Brasil se encontra ativo e próspero nesse setor, chegando a estar muito bem equiparado ao nível de pesquisas Européias, visto que a globalização e o rápido acesso a informações estão sendo o grande canal para esse equilíbrio, bem como as constantes trocas de conhecimentos entre centro de pesquisas internacionais.

É evidente que a recente ciência da nanotecnologia tem como grande característica a atuação de pesquisadores que envolvem a fronteira da multidisciplinaridade, envolvendo áreas e profissionais da física, biofísica, medicina, engenharias (principalmente de materiais), química, biologia e design industrial. Hoje a nanotecnologia é, sem nenhuma sombra de dúvidas, um dos tópicos mais discutidos no meio tecnológico, envolvendo desde aplicações em materiais compósitos, passando pela micro-mecânica (MEMS) e chegando, diria definitivamente, à medicina. É um longo percurso, muitos anos de estudos, e em constante e infinita evolução.

Uma grande empresa, um centro de pesquisa, ou governo que pretende investir no setor de pesquisa em nanotecnologia, deve ter a consciência que seu estudo e aplicação ainda estão em evolução, ou seja, grandes investimentos por longos períodos, anos de pesquisa e aperfeiçoamento. Para atingir os patamares de confiabilidade, segurança e produção, afim de se estabelecer a chamada Pesquisa, desenvolvimento & Inovação, PD&I. Podemos dizer que é necessário um alto investimento e muita paciência. Necessitamos de resolver problemas em um universo pouco explorado, onde a escala e as condições são ainda bastante desconhecidas. A exemplo, a resolução de robôs eletro-micro-mecânicos aplicados à cirurgias minimamente invasivas, problemas de tensão superficial e precisão da produção de seus componentes. Para cada problema entendido e resolvido, surgem outras dezenas de problemas a entender e a resolver.

Tente imaginas como um sub-marino pequeno funciona, sua forma, seu sistema de propulsão, etc. Agora tente reduzir o mesmo sub-marino a escala macroscópica (ainda não podemos falar e escala nanoscópica para esse caso), 10mm por exemplo. Percebe que a o seu sistema de propulsão não vai funcionar! A tensão superficial da água muda toda a relação que conhecemos normalmente para esse fim. Percebe que sua forma pode não ser adequada a esse novo universo? A nanotecnologia envolve a criação e manipulação de partículas na escala do nanômetro (bilionésima parte do metro). É tipicamente o tamanho de uma molécula pequena. Para que se tenha uma idéia, os átomos têm dimensões de aproximadamente 0,1 a 0,4 nm. Um vírus tem de 10 a 100 nm. A natureza em sua grande infinidade já desenvolveu milhares de estruturas, em sua fauna e flora para se adaptar a este universo, e é nela que a bionanotecnologia tem se inspirado para desenvolver novos conceitos.



Podemos dizer que a nanotecnologia possibilita reinventarmos o que já conhecemos. Podemos reaplicar esses conhecimentos naquilo que poderemos desenvolver ou produzir em termos de aprimoramento tecnológico. O envolvimento multidisciplinar e a manufatura de produtos na escala nanométrica, onde os materiais exibem propriedades extraordinárias com aplicações inovadoras, propõe um universo de aquisições ilimitadas. Pesquisadores e centros de pesquisa estão desenvolvendo aplicações em parcerias com empresas que começam a produzir e a comercializar novos fármacos, dispositivos semicondutores, polímeros, compósitos e ligas, novas soluções para problemas energéticos, novas soluções para a agricultura, etc.

Essa grande onda de pesquisa e transformação vem fazendo com que empresas, legisladores, acadêmicos e financistas estejam permanentemente discutindo os aspectos legais, éticos, comerciais, de propriedade intelectual, metrológicos e políticos. Muitas coisas estão a ser resolvidas na aplicação de nanoestruturas e seus impactos, principalmente a saúde humana. A nanotecnologia ainda é um universo a ser continuamente estudado.


Nenhum comentário: