



[ design & ciência dos materiais ]
Durante o período de 19 a 29 de agosto, Belo Horizonte será palco para o primeiro evento dedicado exclusivamente à criação. O Instituto Nuoo e o Ponteio Lar Shopping, com o patrocínio do Centro Minas Design, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vão realizar O Olhar da Criação - I Circuito de Design de Minas Gerais. O acontecimento vai contar com presença de inúmeros profissionais afamados nacionalmente e internacionalmente para debater e mostrar o campo de possibilidades onde a criatividade pode ser utilizada como principal instrumento de diferenciação no mercado.
Nesta primeira edição, o intuito é apresentar um panorama contemporâneo que valoriza a diversidade aliada à inovação, tecnologia, capacitação e pesquisa através de palestras, apresentação de cases e exposições. Este encontro criativo acontecerá nas dependências do Ponteio Lar Shopping, voltado para o público de profissionais e estudantes de arquitetura, design, comunicação, artes visuais e demais interessados.
Ademais, o encontro vai contar com palestras de Jum Nakao, estilista e diretor de criação, um dos mentores do Instituto Brasil de Arte e Moda, que através de imagens, palavras e sons, vai apresentar dados, estatísticas e possibilidades que nos fazem pensar: o modelo que copiamos nos cai bem? O evento contará também com Christian Hallot, embaixador da marca da H. Stern, que vai falar sobre o processo criativo de H.Stern nesta última década, abordando o conceito criativo das diversas coleções lançadas pela empresa; além de outros ilustres palestrantes.
Programação:
Palestras Magnas: Duas semanas de palestras, sendo 02 por dia, em auditório com capacidade para 250 pessoas. Programação Simultânea
Exposições Temáticas: Exposição “É possível viver sem cadeiras?” - Uma mostra de 100 cadeiras divididas entre peças com real utilização de época e peças atuais, oferecendo um panorama do olhar da criação de diversos nomes importantes do design internacional e nacional.
Exposição “II Mostra Jovens Designers” - Uma mostra dos melhores trabalhos de alunos de diversas escolas de design do Brasil. (Co-realização Associação dos Designers de Produto - FIAT AUTOMÓVEIS).
Exposição “Os Jovens Talentos da Moda Mineira” - Uma mostra que reune o melhor que Minas tem em matéria de Jovens Talentos na Moda.( Universidade Fumec).
Exposição “A Evolução do Design Gráfico do Jornal Estado de Minas” - A mostra de um case de sucesso, através da apresentação de peças que compõem uma evolução gráfica.(Co-realização Estado de Minas).
Exposição “Mostra UEMG” - Escola de Design da UEMG.
Palestrantes Convidados
Jum Nakao São Paulo
Auresnede Stephan São Paulo
Centro Estilo FIAT Minas Gerais
Sérgio Fahrer São Paulo
Victor Dzenk Minas Gerais
Maurício Queiroz São Paulo
Júlio Takano
Lígia Fascioni Santa Catarina
Daniel Francesco Landini Minas Gerais
João Delpino Minas Gerais
Christian Hallot São Paulo
Christian Ullmann São Paulo
Jorge Piretuza Santa Catarina
Luciano Deos São Paulo
Álvaro Duarte Minas Gerais
Emmanuel Pinheiro Minas Gerais
Janey Costa Minas Gerais
Júlio Moreira Minas Gerais
Renata Rubim Rio Grande do Sul
Alexander Sugai São Paulo
Frederick van Amstel Curitiba
Confira os originais e suas versões skater:
Eames Chair / Jetset (isso eu já ví em trabalhos de alunos!)
Nelson Bench
Nagushi Cofee Table
Há várias décadas, a Renault está ativamente presente no segmento de pequenos automóveis. O Twingo teve 2,4 milhões de exemplares vendidos, atraindo uma vasta gama de consumidores. O Novo Twingo possui todas as qualidades necessárias para perpetuar este sucesso e conquistar um grupo de compradores ainda maior.
Desde sua apresentação no Salão do Automóvel de Paris de 1992, o Twingo revolucionou o mundo dos carros urbanos. Além de suas qualidades intrínsecas reconhecidas pelo mercado, o Twingo marcou espíritos com campanhas de comunicação inovadoras e sempre surpreendentes, que contribuíram para afirmar sua forte personalidade.
O Novo Twingo, que estará no mercado a partir de junho deste ano, tem duas missões. Primeiro, continuar a história de sucesso do seu antecessor, demonstrada pelos elevados níveis de fidelização de seus proprietários. Na França e na Alemanha, por exemplo, 47% dos compradores de Twingo são fiéis ao produto e recompraram um Twingo. Segundo, atingir novos clientes que estão à procura de um veículo prático, potente e seguro, tudo em um modelo compacto.
Um terço dos consumidores europeus do segmento dos automóveis pequenos possuem menos de 35 anos, dos quais 11% tem menos de 25 anos. Neste novo público-alvo, o Novo Twingo pretende atrair estes consumidores, jovens urbanos com modo de vida nômade, apreciadores de novas tecnologias, para quem o automóvel é um símbolo de liberdade e autonomia, uma continuidade de seu universo. O Novo Twingo responde a todos estes desejos graças a uma personalidade única, conectividade inédita no segmento, conforto, polivalência de uso ligada ao prazer de dirigir e um comportamento dinâmico e seguro.
Fonte: Renault - Imprensa
O Novo Twingo tem como objetivo principal atender às necessidades de um grupo maior de consumidores. Ele é dotado de projeto de design mais dinâmico na versão GT, exibe a robustez das demais versões, e apresenta ainda a motorização diesel 1.5 dCi.
O interior aproveita de maneira ampla as diversas possibilidades da modularidade dos quatro assentos independentes e corrediços. O volume do porta-malas – o maior do segmento – varia de 165 dm3 a 285 dm3 (VDA) na configuração de quatro lugares e pode chegar a 959 dm3 na disposição de dois lugares, com a possibilidade de transportas objetos de até 2,15 metros com os bancos traseiros rebatidos.
Voltado para a comunicação e a comodidade, o Novo Twingo conta com um sistema batizado de “Audio Connexion Box”, que é controlado por meio de comandos sob o volante. Esse sistema permite ligar um walkman ou iPod®, através de uma entrada do tipo USB, ao sistema de som do veículo. O Novo Twingo apresenta ainda o comando de telefone celular do tipo “Bluetooth®”, com a opção “espera” para o interlocutor, uma função de segurança obrigatória.
Dentro do espírito “my Twingo”, é possível personalizá-lo através da escolha de detalhes decorativos exteriores ou equipamentos no interior do carro, tais como: “l’organizer box“ (caixa organizadora) ou a “make up box” (caixa de maquiagem).
O Novo Twingo é também muito seguro em termos de comportamento dinâmico de dirigibilidade, com reações corretas e previsíveis, assim como nos sistemas de prevenção de acidentes e de proteção dos ocupantes em caso de choque. Sua robustez, capacidade de frenagem, estabilidade, ergonomia assim como seu equipamento de nível superior o posicionam como a melhor opção em matéria de segurança real no segmento dos pequenos urbanos, tendo sido submetido aos testes de impacto mais severos.
Iincorpora novos equipamentos de conforto e de segurança que até então não eram disponibilizados no seu antecessor. Entre esses itens estão: airbags laterais, climatização regulável, regulador e limitador de velocidade, volante regulável em altura, acionamento automático dos faróis, entre outros.
Em termos de motorização, o Novo Twingo está bem servido. Ele conta com três opções de motores a gasolina: 1.2 litro - com 60 cv de potência -, 1.2 16V (75 cv) e um novo propulsor TCE que atinge potência 100 cv; e um movido a diesel (1.5 dCi, com 65 cv).
A preocupação com a preservação do meio-ambiente também está presente no Novo Twingo. Todos os motores que equipam esse lançamento atendem às exigentes regulamentações anti-poluição impostas pela norma Euro4.
Além disso, o baixo consumo de combustível do Novo Twingo lhe permite, na versão 1.5 dCi, produzir apenas 113 g/km de CO² sem jamais ultrapassar 140 g/km CO² em sua versão mais potente. Dessa forma, este novo modelo está de acordo com a meta proposta pelo Contrato Renault 2009, que é a de desenvolver novos veículos com emissões de CO² entre 120-140 g/km.
Primeiro veículo renovado dentro do plano Contrato Renault 2009, o Novo Twingo é uma resposta a um pacote de compromissos extremamente exigentes em matéria de qualidade e rentabilidade. O modelo será fabricado na unidade de Novo Mesto, na Eslovênia.
Lançado na Europa em 1992, trazia os primeiros sinais de inovação hoje comuns às minivans, como o banco traseiro corrediço ajustável e a possibilidade de dobrá-lo totalmente, o que faz seu porta-malas crescer de 168 para 1096 litros - nesse caso leva-se até uma bicicleta dentro do carro. Ou então pode-se reclinar o encosto traseiro até virar uma cama. Pena que só haja dois lugares no banco de trás. Outro diferencial é o mostrador digital, no centro do painel, um de seus charmes. Segurança também é um ponto positivo, com airbag duplo na maioria dos modelos e barras de proteção nas portas em todas as versões, assim como limitador de esforço integrado aos cintos, que ameniza o efeito de uma colisão aos passageiros.
Importado da França desde 1994, vinha com motor 1.2 de 60 cavalos, em geral com ar-condicionado e vidro elétrico. Em 1999, passou a vir do Uruguai, com motor 1.0 8V de 59 cavalos. A versão era denominada Pack e contava com ar, trio elétrico e CD player com comando na direção. Em 2002 recebeu um 1.0 16V de 68 cavalos e ainda ganhou o reforço da versão luxuosa Initiale, com rodas de liga leve, faróis de neblina e bancos de couro.
As submissão de artigos para o XV Simpósio de Engenharia de Produção –SIMPEP vai até o dia 9 de agosto de 2008, sem prorrogação da data. (falta um mês apenas!)
O SIMPEP acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2008 na cidade de Bauru, São Paulo; o evento é o segundo maior de Engenharia de Produção e é classificado como nacional nível A pela CAPES. O tema dessa décima quinta edição será “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento” e prevê diversas atividades, como palestras, casos empresariais, mini cursos, fóruns de pesquisa e apresentações de trabalho, proporcionando integração entre profissionais das áreas envolvidas, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, docentes nacionais e internacionais e empresas da região.
As áreas englobadas pelo evento e as normas de formatação dos artigos encontram-se em nosso site: www.simpep.feb.unesp.br ; leiam atentamente as instruções pois artigos fora do padrão pedido não serão aceitos.
Organização do XV SIMPEP: simpep@feb.unesp.br
XV SIMPEP - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Fone: (14) 3103-6122 Fone/Fax: (14) 3203-6146
As exigências são :
> Habilitação e o registro do estabelecimento na Anvisa;
> Registro do plástico de Poli(etileno tereftalato) pós-consumo reciclado (PET - PCR) na Agência;
> Autorizações especiais de uso da tecnologia utilizada de PET-PCR (FDA ou outra referência reconhecida);
> Análise validada de contaminantes e análise sensorial;
> Comprovação pelo estabelecimento produtor que dispões de: sistemas de controle de processo/ produto e garantia da qualidade, laboratório de análise e pessoal capacitado e programa de monitoramento analítico que assegure a continuidade da qualidade do PET-PCR;
> Na embalagem do produto deverá ser identificado o produtor, o número de lote ou codificação quer permita a rastreabilidade;
> Inclusão da expressão “PET-PCR” na embalagem.
Cerca de 184 mil toneladas de garrafas PET deixaram de ser recicladas, no Brasil, em 2007. Uma resolução aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (18), pode contribuir para a mudança deste quadro. As novas regras editadas pela Agência permitem que as empresas utilizem PET reciclado para embalar alimentos.
A principal exigência para o uso do Polietilenotereftalato (PET) reciclado em contato com alimentos será o registro do produto na Anvisa. Além disso, o rótulo da embalagem deverá conter o nome do produtor, o número de lote e a expressão “PET-PCR”.
Tecnologia - A norma da Anvisa fundamenta-se no surgimento de novas tecnologias capazes de limpar e descontaminar esse tipo de material, independentemente do sistema de coleta. São as chamadas tecnologias Super Clean e Bottle to Bottle. Até o momento, apenas quatro empresas apresentaram pedidos à Anvisa para utilizar esse tipo de tecnologia: duas no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e uma na Bahia.
O gerente de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Anvisa, Lucas Dantas, ressalta que as novas tecnologias são aplicadas em diferentes fases da cadeia de reciclagem. “O material a ser reciclado passa por várias etapas e testes experimentais, sendo que no final do processo dá origem à resina de PET limpa e própria para a confecção de embalagens que entram em contato com alimentos”, explica Dantas.
Polímero - O PET é o material utilizado, principalmente, na fabricação de garrafas plásticas para bebidas não alcoólicas como refrigerantes e sucos, entre outros alimentos. De acordo com o site www.ambientebrasil.com.br, as garrafas PET demoram cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente. A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) estima que, só em 2006, foram produzidas 378 mil toneladas de embalagens a base de PET, no Brasil.
Fonte: ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico